Chuva no Grande Recife deixa ruas alagadas e aulas suspensas; veja VÍDEOS e saiba onde mais choveu
21/05/2025
(Foto: Reprodução) Árvore caiu em rua na Zona Norte do Recife nesta quarta-feira (21). 'Orientação à população é, se possível, evitar deslocamentos', recomenda prefeitura da capital. Chuva deixa ruas e avenidas alagadas no Grande Recife
A chuva que atinge cidades do Grande Recife, da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco desde a noite da terça-feira (20) deixou ruas e avenidas alagadas (veja vídeo acima). Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), essas três regiões estão sob "Estado de Atenção". Com isso, aulas e serviços públicos foram suspensos nesta quarta-feira (21).
Também por causa das chuvas, o Recife cancelou os atendimentos ambulatoriais que são eletivos nas unidades de saúde na manhã desta quarta-feira (21). "A orientação à população é, se possível, evitar deslocamentos", afirmou a prefeitura da capital pernambucana em nota.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo a (Apac), o maior acumulado de chuva foi registrado no Cabo de Santo Agostinho, com 185 milímetros, nas últimas 24 horas. O número equivale a 64% da média histórica da região, de 286 mm.
No Recife, quatro abrigos municipais foram abertos para os moradores que precisam se proteger da chuva:
Centro Social Bidu Krause: Rua 11 de agosto, s/n, Totó;
Abrigo Emergencial do Arruda: Rua Ramiz Galvão, 218, Arruda;
Abrigo Irmã Dulce (para a população em situação de rua): Travessa do Gusmão, São José.
Igreja Batista do Caçote: R. Dona Ana Aurora, 2042, Areias.
Uma árvore caiu na Rua Doutor Tomé Dias, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, o que deixou vários imóveis do bairro sem energia elétrica. Também houve a queda de uma árvore na subida do Viaduto Tancredo Neves, no sentido Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Uma árvore também caiu no quilômetro 5,5 da Estrada do 80. Não houve feridos nessas ocorrências.
Em Tamandaré, na Zona da Mata, uma árvore caiu e atingiu um caminhão na rodovia PE-60, sem deixar feridos. A árvore caiu no sentido Recife, na altura da Reserva Ambiental de Saltinho. Segundo a Defesa Civil de Tamandaré, a pista foi liberada por volta das 10h, e o motorista saiu conduzindo o caminhão.
De acordo com relatório da Apac, os municípios com maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram:
Árvore caiu na Rua Dr. Tomé Dias, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife
Reprodução/TV Globo
Cabo de Santo Agostinho- 187,22 milímetros;
Triunfo 181,03 mm;
Barreiros - 177,45 mm;
Escada - 155,38 mm;
Ipojuca - 147,28 mm.
Ruas da cidade de Ipojuca, no Grande Recife, ficaram alagadas por causa do extravasamento do Rio Ipojuca, que atingiu a cota de inundação na manhã desta quarta (21). O Rio Capibaribe Mirim, que atravessa o município de Itambé, na Zona da Mata Norte do estado, também transbordou, alagando vias do distrito de Caricé.
Em Olinda, um poste caiu no bairro de Água Fria, mas o acidente não deixou vítimas. Além disso, várias vias ficaram alagadas. Na Avenida Presidente Kennedy, no bairro de Peixinhos, a água acumulada na pista dificultou o deslocamento de moradores (veja vídeo abaixo).
Olinda tem ruas alagadas em mais um dia de chuvas no Grande Recife
Aulas suspensas
Por causa da chuva no Grande Recife, várias prefeituras cancelaram as aulas nas escolas municipais nesta quarta-feira (21), como:
Recife (no turno da manhã);
Paulista (apenas pela manhã);
Jaboatão dos Guararapes;
Cabo de Santo Agostinho;
Olinda;
Ipojuca.
As atividades acadêmicas e administrativas presenciais também foram suspensas nas seguintes instituições de ensino superior nesta quarta-feira (21):
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
Universidade de Pernambuco (UPE);
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);
Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), só pela manhã.
O governo de Pernambuco suspendeu as aulas da rede estadual nas escolas do Grande Recife e da Zona da Mata Sul. As aulas nas unidades de ensino no Agreste, na Zona da Mata Norte e no Sertão estão mantidas.
Serviços públicos afetados
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) suspendeu o atendimento ao público nesta quarta-feira (21) em todas as unidades da Justiça Eleitoral dos municípios da Região Metropolitana do Recife, pois o expediente funciona remotamente, em esquema de teletrabalho.
"Os cidadãos que estavam com atendimento previamente agendado para hoje (21) poderão comparecer nos dias seguintes, sem a necessidade de novo agendamento, desde que apresentem o comprovante do agendamento original. Os serviços on-line permanecem disponíveis no site do TRE-PE", afirmou o tribunal.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) também informou que funciona apenas remotamente nesta quarta-feira (21), no regime de teletrabalho.
Alagamentos
Alagamento na Rua Jean Émile Favre, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife
Reprodução/TV Globo
Vários pontos de alagamento foram registrados na Região Metropolitana do Recife, como os listados a seguir:
Recife
Rua Imperial, no bairro de Afogados;
Rua Visconde de Pelotas sob o pontilhão do metrô (Afogados);
Avenida Dois Rios (próximo ao Sesi), no bairro do Ibura;
Av. Dom Helder Câmara (Ibura);
Rua Rio Oceânico, no bairro do Ipsep;
Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira;
Avenida Caxangá, no bairro da Iputinga;
Av. Eng. Abdias de Carvalho - Praça da Chesf (Torrões);
Av. Dr. José Rufino (Colégio Visão);
Av. Recife - Rua João Cabral de Melo Neto (Jardim São Paulo).
Olinda
Avenida Presidente Kennedy, no bairro de Peixinhos.
Jaboatão dos Guararapes
Rua Jangadeiro, no bairro de Candeias;
Avenida Bernardo Vieira de Melo, no bairro de Candeias;
Canal de Jardim Piedade transbordou.
Chuva deixou alagada a Rua do Jangadeiro, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes
Reprodução/TV Globo
Mortes por choque
O Grande Recife e a Zona da Mata de Pernambuco foram atingidos por fortes chuvas na última semana. Além das mortes de duas pessoas por choque elétrico numa avenida alagada no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana, foram registrados transtornos como deslizamento de encosta, suspensão de serviços públicos e grandes congestionamentos.
Números da Defesa Civil
Confira abaixo os números da Defesa Civil nos municípios da Região Metropolitana do Recife:
Recife: 0800.081.3400 (ligação gratuita, 24 horas);
Abreu e Lima: (81) 97347-2443;
Araçoiaba: (81) 3543.8983;
Cabo de Santo Agostinho: 0800.281.8531;
Camaragibe: (81) 2129.9564, (81) 99945.3015 e 153;
Igarassu: (81) 99460-9073;
Itamaracá: (81) 3181-2490 e 199;
Ipojuca: (81) 99231.8607 (telefone e WhatsApp);
Itapissuma: (81) 98844-5216;
Jaboatão dos Guararapes: (81) 3461.3443 e (81) 99195.6655;
Moreno: (81) 98299.0974 e (81) 98128.2018;
Olinda: (81) 99266.5307 e 0800.081.0060;
Paulista: (81) 99784-0270 e 3371-7992;
São Lourenço da Mata: (81) 98338.5407.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias