Chefe de facção criminosa da Bahia é transferido para prisão de segurança máxima no DF
30/11/2023
Investigação aponta que Pablo Ribeiro de Moura, conhecido como Amarelo, ordenava ações de retaliação e emboscada contra rivais. Pablo Ribeiro de Moura, um dos chefes da facção BDM, uma das maiores e mais violentas da Bahia, foi transferido para uma prisão de segurança máxima de Brasília (DF) nesta quinta-feira (30). Investigações da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil apontam que, mesmo preso, ele estava ordenando ações de retaliação e emboscada contra rivais.
Moura, conhecido como Amarelo, estava preso na penitenciária Lemos Brito, em Salvador. No DF, ele ficará em uma cela isolada e sem comunicação. Ele estava preso desde o dia 13 de julho de 2022 e determinou a invasão de dentro da prisão.
Na quinta (29), a PF pediu a transferência de Moura.
Investigação das forças de segurança apontam que partiu dele, de dentro da cadeia, a ordem para o ataque que resultou no assassinato do agente federal Lucas Caribé em 15 de setembro.
Caribé integrava equipe da PF que estava no bairro de Valéria, na capital baiana, para combater a ação das facções criminosas que disputavam controle da região.
Mesmo preso, segundo investigadores, ele vinha ordenando ações de retaliação e emboscada contra rivais.